Importância da identidade visual para seu canal do YouTube

Primeiro, o que é uma “identidade visual”?

Identidade visual é a personalidade de uma marca traduzida em imagens e o primeiro contato que alguém tem com um produto é o seu visual, e se este for bem trabalhado, o cliente facilmente lembrará do logotipo ou da cor daquele
produto. Um bom exemplo disso é quando vemos uma maçã mordida ou um “f” azul e logo associamos marcas a esses símbolos.

Como posso criar meu visual?

Primeiro, você deve saber sobre o que é sua marca, e trabalhar as cores e imagens em cima disso. As cores têm um papel importantíssimo, e cada uma transmite uma mensagem: Cores quentes transmitem alegria, energia e chamam atenção, já as cores frias  transmitem tranquilidade e leveza.

O logo deve ser único, tem que ser feito com cuidado e atenção para que a mensagem da marca esteja bem resumida e clara na imagem. Se você quer realmente criar uma marca que dê um bom retorno, investir em um profissional que saiba muito bem aplicar esses conceitos é de grande importância, pois ele pode, junto com você, chegar no melhor visual possível.

Como faço para que todos lembrem do meu visual?

Uma marca que quer ter um visual marcante deve padronizar suas cores e imagens nos seus produtos, inclusive em folhetos, cartões de visita, redes sociais e em diversas outras mídias, mostrando organização com sua imagem em qualquer lugar.

 

A identidade visual no YouTube

No YouTube a identidade visual estará presente no Banner, logo (do canto inferior direito do vídeo), Avatar (foto de perfil do Google+) , na Thumbnail, na vinheta e no cenário.

Banner:

Procure fazer uma arte, ou encomendar uma arte, que seja simples e informativa. Aproveite o espaço do banner para informar o seu inscrito ou futuro inscrito sobre o tema do seu canal, os dias de postagem de vídeos e suas redes sociais.

Lembre-se: Respeite o espaço seguro do banner para que essas informações importantes apareçam em todos os dispostos que seu canal possa vir ser acessado.

Logo:

Vale a pena desenvolver uma logo do seu canal, afinal será a sua marca, a sua assinatura. No futuro você poderá usa-la para criar produtos e aproveitar oportunidades de negócio.

Dica: Tenha a sua logo em todos os tamanhos possíveis, para que quando precisar ser impressa não perca a qualidade de imagem.

Avatar:

Nele você pode colocar uma foto sua ou usar a logo do canal, caso for usar uma foto sua, faça uma foto que combine com as cores e identidade do canal o efeito vai ser bem bacana e irá transparecer a sua preocupação em deixar claro a sua identidade no YouTube.

Dica: Procure fazer fotos com uma resolução boa para que possam ser editadas com mais qualidade. Se for fazer fotos com o celular dê preferência a câmera traseira.

Vinheta:

A vinheta é uma espécie de pausa no inicio do vídeo para que a pessoa se prepare para o assunto e seja apresentada pelo seu canal, ela pode ter até 7 segundos e deve ser dinâmica e informativa. Muitas pessoas sentem dificuldades em fazer vinhetas e por isso vale a pena encomendar uma ou pedir para um amigo fazer.

Lembre-se: A importância da vinheta está na seriedade e compromisso que você passará ao seu inscritos, além disso uma vinheta bem feita pode trazer aquela sensação de “esta começando meu programa favorito”, neste momento você estará conquistando fãs.

Thumbnail (ou miniatura de vídeo):

É  a miniatura que você irá chamar atenção para o seu vídeo, além do título é claro. A Thumbnail deve ser bem pensada e preparada com antecedência. Há muitos programas de edição de fotos que podem te ajudar a fazer boas thumbnails,alguns deles são: PhotoScape, Photoshope online, Canva.com e PicMonkey.

Dica: quando for fazer suas miniaturas, dê preferência a fotos e não frames de vídeos, para que a qualidade da foto fique melhor.

Cenário:

É o local onde você grava seus vídeos, ele pode ser fixo ou variável. Caso seja fixo lembre-se de usar as cores do canal no cenário, seja através de objetos ou até mesmo a camiseta que você irá usar.

Se você quer  ter cenário móveis procure lugares iluminados e que tenham algo relacionado ao assunto do vídeo. Por exemplo: se o assunto é piquenique, grave em um parque.

Dica: Confira nosso outro post sobre  identidade visual aqui

 


Gostou do texto? Quer mais dicas para o seu canal? Curta nossa página no Facebook AQUI

 

Wellinton-Cafe-com-bolacha

Colaborador neste artigo: YouTuber e Designer Wellington Junior

Protifólio: https://www.behance.net/wellingtonjunior